Oi Oi Oi meus amores, como estão as coisas aí com vocês?! Espero que esteja tudo em ordem!
Bom, outubro chegou, e junto dele uma causa muito importante, que é a Prevenção contra o Câncer de Mama, o "OUTUBRO ROSA"... Eu pensava que todas sabiam da importância de fazer o autoexame, porém vendo alguns relatos percebi que muitas mulheres não sabem como faz! Fiquei meio chocada tenho de admitir! Mas então, creio que quanto mais divulgarmos, melhor, certo?! Pois bem, pretendo trazer alguns posts e vídeos com esse tema durante o mês, e também fui convidada pela minha amiga KARINA STANLEI, a participar de um projeto junto de outras blogueiras, logo logo explico melhor!
Ah e quem me conhece sabe como eu AMOOOO a cor rosa, então isso me motiva ainda mais (hehe)
Hoje é mais para mostrar algumas imagens do auto exame, e também algumas estatísticas sobre a doença.
O câncer de mama é a maior causa de morte por câncer nas mulheres em todo o mundo, com cerca de 520 mil mortes estimadas por ano. É a segunda causa de morte por câncer nos países desenvolvidos, atrás somente do câncer de pulmão, e a maior causa de morte por câncer nos países em desenvolvimento.O Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima para 2014 e 2015, que sejam diagnosticados 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres.Apesar de ser considerado um câncer de relativamente bom prognóstico, se diagnosticado e tratado oportunamente, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas no Brasil, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Muitos fatores de risco podem aumentar a chance de desenvolver câncer de mama, mas ainda não se sabe exatamente como alguns desses fatores de risco tornam as células cancerígenas. Os hormônios parecem desempenhar um papel importante em muitos casos de câncer de mama, mas ainda não se sabe como isso acontece.
Os sinais e sintomas do câncer podem variar, e algumas mulheres que têm câncer podem não apresentar nenhum destes sinais e sintomas. De qualquer maneira, é recomendável que a mulher conheça suas mamas, e saiba reconhecer alterações para poder alertar o médico.
A melhor época do mês para que a mulher que ainda menstrua avalie as próprias mamas para procurar alterações é alguns dias após a menstruação, quando as mamas estão menos ingurgitadas (inchadas). Nas mulheres que já estão na menopausa, este autoexame pode ser feito em qualquer época do mês. Vamos a algumas imagens para ter uma melhor ideia↓
Nenhum comentário:
Postar um comentário