Olá pessoal!
O assunto de hoje é sobre a boa e velha maquiagem. Nos deixa mais bonitas, com jeito de bem cuidadas (hehe). Mas você já parou para pensar de onde venho, como surgiu, porque?? Pois então, hoje me venho essa dúvida então resolvi pesquisar sobre o assunto:
O nome maquiagem ou maquilagem vem do francês maquiller, que significa pintar o rosto.
No Egito antigo, tanto homens quanto mulheres preenchiam as pálpebras com kohl, uma pasta obtida do mineral malaquita misturado com carvão e cinzas; começaram a ser utilizados para encobrir a pele, delinear os olhos e enfeitar o rosto! Além de muito vaidosa, algumas fontes afirmam que a Rainha do Egito Cleópatra, usava maquiagem para proteger os olhos de infecções. Pesquisadores do Museu do Louvre em parceria com o Instituto francês CNRS publicaram uma matéria no final de 2009 dizendo que os produtos usados por Cleópatra continham uma pequena quantidade de sais de chumbo, que preveniam infecções nos olhos. No século XVI, as mulheres utilizavam pó branco, bochechas vermelhas e nos lábios, uma mistura de corante de cochonilha. Os olhos, contrariamente ao período anterior, jamais eram maquiados, a fim de não esconder “a janela da alma”.
A maquiagem se originou com o Kohl ↓
Na Roma antiga, uma pasta gordurosa à base de cevada, chifre de veado, mel e salitre era usada como proteção para os lábios. "Os egípcios aplicavam pigmentos extraídos de algas, iodo e bromo manitol, que eram tóxicos", diz Martinelli. A moda de pintar a boca se tornou mais difundida (e segura) no século 17, com pomadas coloridas que viriam a originar o batom.
A revolução do batom foi no século XX. Em 1921, Paris é palco de uma verdadeira revolução na história do batom; é primeira vez que um produto desta categoria é embalado num tubo e vendido em cartucho.
↓
O tom vermelho no rosto indica boa circulação sanguínea - e, portanto, boa saúde. Na Grécia antiga, homens e mulheres reforçavam a cor com amoras e algas marinhas. O blush atual remonta à França do século 18 quando Alexander Bourjoism, dono de uma empresa de cosméticos, criou um pó à base de frutas e beterraba. Batizou-o de rouge (vermelho, em francês)
↓
Ao longo da história, vários povos criaram maneiras de corrigir imperfeições na pele - função atualmente resolvida com a base. Na Roma antiga, usavam giz para parecer mais brancos. No século 2, o médico e filósofo romano Galeno propôs um creme à base de água, cera de abelha e azeite de oliva. E no Japão do século 17 o segredo era uma pesada massa feita de pó de arroz, chamada oshiroi.
↓
Foi o perfumista francês Eugene Rimmel, no século 19, que lançou a primeira forma de rímel. Em 1917, o químico T. L. Willian, atendendo a um pedido de sua irmã Maybel, reinventou o produto, adicionando vaselina e pó de carvão. Anos depois, fundou a empresa Maybelline e popularizou o produto na forma de bastão em tubo, o que facilitou muito sua aplicação.
↓
Bom amores, a história resumida é essa, eu achei super legal as coisas que fui lendo, não fazia ideia de como tinha surgido! Espero que vocês também tenham gostado...
Beijo Beijos e até mais ♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário